Pular para o conteúdo

Hipnose para parar de fumar

  • por
hipnose para parar de fumar
Parar de fumar

A terapia da hipnose possui muitos benefícios, entre eles, de acordo com especialistas, a cura do tabagismo.

A terapia da hipnose para tabagismo irá atuar no inconsciente do paciente, acionando os gatilhos que são causadores e permeiam o vício, levando o paciente a se perceber e buscar sua cura.

Nesse sentido, os hipnoterapeutas ressaltam que a vontade do paciente em parar de fumar é fator preponderante para se atingir os resultados satisfatórios.

O que causa o vício ao cigarro?

Segundo os especialistas, os gatilhos comportamentais são os maiores responsáveis pela continuidade no ato de fumar.

A partir de certo gatilho, o fumante usa o cigarro como um recurso que o ajude a lidar com frustrações, inseguranças, pressões ou até recordações de momentos ruins e a cada nova sensação, ele se até ao uso do cigarro como alternativa de fuga de sentir as emoções que estão surgindo.

O cigarro acaba servindo então como uma forma de controlar as emoções e por vezes até mesmo ações, já que tranquiliza o fumante em situações de níveis altos de estresse, inclusive, em momentos de extrema euforia.

Esse ato de fumar pode se tornar cada vez mais constante, fazendo com que o fumante nem precise mais de gatilhos, se tornando um hábito, podendo fumar até mesmo para matar o tédio.

Como parar de fumar com a ajuda da hipnose?

Primeiramente, é preciso entender que a nicotina não é a única responsável pela continuidade no ato de fumar, pois, por se tratar de um produto químico rapidamente metabolizado, ela deixa o corpo em questão de dias, sendo a dependência então uma questão de decisão mental.

Sendo assim, o dependente químico precisa entender que ele é o principal responsável pela sua cura e consequente mudança.

Isso é necessário, pois, se o fumante não quiser realmente parar de fumar, muito provavelmente não alcançará os resultados satisfatórios com as sessões de hipnose pois não irá se comprometer com o tratamento.

Ainda, na terapia da hipnose para o tratamento do tabagismo, o hipnoterapeuta irá ajudar o paciente a identificar os gatilhos emocionais e comportamentais que são responsáveis por embasar o vício no cigarro, aliado a um tratamento médico adequado.

O tratamento médico irá agir nas questões fisiológicas do vício, por exemplo, falta de alguma enzima no cérebro, enquanto a hipnose atuará nas questões psicológicas e emocionais, pois, um fumante recebe estímulos tanto fisiológicos quanto mentais.

Assim, os gatilhos serão analisados pelo hipnoterapeuta de modo a encontrar um diagnóstico criterioso para que a partir dessa análise, o cliente entenda os gatilhos por trás de cada cigarro, tornando sua cura muito mais fácil.

Portanto, com o tratamento da hipnose, o indivíduo conseguirá interromper os comportamentos automáticos de fumar , quando se deparar exatamente com os gatilhos que o impulsionam ao fumo, agindo de maneiras diferentes, com a mente reequilibrada em um curto período de tempo.

Em quantas sessões de hipnose uma pessoa consegue parar de fumar?

Uma pessoa pode parar de fumar em até cinco sessões, mas, isso irá depender de cada indivíduo e de quais são os gatilhos responsáveis por fazer a pessoa desejar o cigarro, de todo modo, o tratamento costuma obter resultados rápidos.

Ainda que, no início o paciente tenha crises de abstinência, a intensidade delas tende a diminuir a cada sessão e novo comportamento, sabendo usar a mente para redirecionar suas questões emocionais.

Sendo assim, o hipnoterapeuta deverá levar em consideração os aspectos emocionais e comportamentais daquele vicio na vida do paciente e criar formas estratégicas de lidar com essas questões.

Como posso lidar com as crises de abstinência?

Para lidar com as crises de abstinência é preciso reprogramar sua mente com atitudes que possam sanar os gatilhos dados pelo cérebro para que a vontade de fumar passe, são elas:

  • Engane a mente: Faça atividades esportivas que irão liberar endorfina gerando uma sensação de euforia e saciedade na sua mente. Use produtos de reposição de nicotina, como por exemplo, mascar um chiclete, que poderão atribuir a mesma sensação.
  • Pense em outra coisa: No momento da vontade mude seus pensamentos e tente se movimentar para que o pico da adrenalina da vontade passe mais rápido.
  • Reduza a quantidade, mas não pare de uma vez: Você não se tornou um dependente do dia para noite e também não conseguirá parar de fumar de uma vez. Tente diminuir aos poucos a quantidade para enganar o cérebro e então parar de vez!
  • Peça ajuda: Quando perceber que as crises estão muito fortes e você não está dando conta de lidar sozinho com o problema, pela ajuda aos seus amigos, familiares e profissionais especializados para que juntos encontrem outras alternativas!

É importante citar que não existe nenhuma recomendação de associações médicas que classifiquem a hipnose como uma alternativa para se parar de fumar, entretanto, já há casos confirmados de curas através da hipnose.

E, ainda, em casos individuais e com o hipnoterapeuta especializado, o método da hipnose pode ajudar a enfrentar essa dependência de uma forma mais rápida e efetiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *